34 anos da “Noite Oficial dos OVNIs”

Além das matérias em jornais e vídeos anexadas, deixo abaixo o relato do fotógrafo do jornal Valeparaibano Adenir Brito sobre o ocorrido na época. Adenir fotografou nos céus de São José a aparição que sacudiu o mundo naquela época e intriga os pesquisadores até hoje:

Estávamos no fechamento de edição, quando repórteres atendiam ligações de pessoas que diziam estar avistando “discos-voadores” nos céus de São José. De início, não demos muita importância, pensando se tratar de trotes. Mas o número de ligações na redação aumentavam , vindo de diferentes regiões da cidade. Incrédulos, eu e a jornalista Iara de Carvalho decidimos ir até o pátio do jornal conferir. Começamos a olhar para o céu, quando avistamos luzes multicoloridas que se movimentavam rapidamente em todas as direções, onde as cores vermelho, amarelo e alaranjado predominavam. O que mais impressionava era as retomadas de velocidade, seguida de uma desaceleração brusca. Vimos que não se tratava de objetos com interferência humana como balões, aviões e outros. Era impossível existir invenções humanas, capaz de impor tamanha velocidade e de repente ficar imóvel. Os deslocamentos eram circulares e acrobáticos, sempre agrupados. Um movimento que chamou a atenção era em forma de um pêndulo, segundo ufólogos esse é um movimento comum de disco voadores, onde partiam (com uma imagem menor) de um ponto mais distante (conforme uma das fotos registradas) e com a aproximação, a imagem ficava maior. A confirmação que era mesmo algo estranho veio no dia seguinte com os relatos do Coronel Ozires Silva e tripulação, que voltava de Brasília de avião da FAB, afirmando ter visto luzes que “escoltavam” o seu voo, lado a lado. Torres de controle de tráfego aéreo detectaram esses objetos e caças da FAB foram deslocados na missão pelo comando aeronáutico. Com isso, todas as evidências foram se “encaixando”. Recentemente o Ministério da Aeronáutica após guardar a “sete-chaves”, liberaram as informações oficiais comprovando o fato.

Um dito pesquisador da NASA, agência espacial norte-americana, foi até a redação do jornal na época e levou os arquivos originais para análise, seu nome é James J. Hurtak, e desde os anos 90 procurei informações sobre sua conexão com a agência e nunca encontrei qualquer referência, ele na verdade se apropriou dos arquivos passando essa falsa informação, tendo consigo um importantíssimo registro dessa passagem bem documentada e de importância ímpar à pesquisa brasileira sobre o assunto.

Jornal Valeparaibano, 20 de Agosto de 1986

Jornal vale a Pena, Julho de 2004

Jornal Estado de São Paulo, 22 de maio de 1986

Jornal O Globo, 22 de Maio de 1986

Jornal Folha de São Paulo, 22 de Maio de 1986

Jornal Folha de São Paulo, 24 de Maio de 1986

Jornal Folha da Tarde, 22 de Maio de 1986

Jornal Valeparaibano, 22 de Maio de 1986

Jornal Folha da Tarde, 22 de Maio de 1986



Meu envolvimento com o tema vem de longa data, abaixo segue algumas matérias para conhecimento público.

Jornal Bom Dia São José de 18/05/2011 – Especial sobre ufologia.

Nome : Wagner D. Ribeiro
Local : Jd Topázio, São José dos Campos, SP
Data/Hora : 19/08/1998 21:05

Iniciava eu um churrasquinho, ainda acendia o carvão, em uma bela noite de quarta feira, ansioso por ver a estreia de Arquivo X o Filme no cinema na sexta feira seguinte, em minhas costumeiras olhadas para o céu tive a visão mais impressionante que já pode ter, uma grande esfera (ou prato? não posso afirmar pois estava perfeitamente no zênite) prateada, era como se observar uma panela de alumínio por baixo, bem polida, pela altitude, uns 400 metros de altura suspeitei, ele deveria ter por volta de uns 20 metros de diâmetro, mas tudo é muito incerto, eu tinha tinha uma referência comparativa, não se viam outros pontos luminosos nele. Ao se observar os pequenos aviões a baixa altitude, na noite, é possível ver a sua barriga devido as luzes da cidade refletindo nela, só para fazer um paralelo visual, ele ficou tempo parado para eu entrar correndo e pegar meu binóculo, pude ver sua “fuselagem” de forma aproximada, parecia uma gota de mercúrio, foi magnífico! Então ele começou a subir em uma velocidade um tanto alta, pois seu tamanho diminuía rapidamente, começou a inclinar e a uma certa altitude se incandesceu todo em vermelho e mergulhou espaço a dentro. Foi fantástica demais a experiência, e um tanto assustadora, pois, o que queriam sobre a minha casa? Já fiz vigílias ufológicas em diversas localidades do país, mas a visão mais significativa foi exatamente em cima de minha casa, repensei muita coisa, mas posso garantir que foi um momento evolutiva para minha pessoa, pois pude observar que era algo físico, mas infelizmente sem maiores informações, deixando uma interrogação gigantes sobre minha cabeça.

Suplemento Vale Viver do jornal Valeparaibano de Sexta-Feira 21 de agosto de 1998.
Matéria especial sobre a série Arquivo X (The X Files) na cidade de São José dos Campos. Na matéria temos alguns fãs selecionados no município para darem seus depoimentos sobre o seriado sensação da época, dentre eles este que aqui escreve, em breves palavras:
“O operador de áudio Wagner Donizette Ribeiro, 24 anos, curte a série desde o início e abarrotou seu quarto com produtos Arquivo X. Wagner poderia ser o Mulder de São José. Ele dedica parte de sua vida investigando fenômenos envolvendo ET´s e OVNI´s. Wagner esteve em Varginha na época em que o município mineiro ficou conhecido por abrigar seres alienígenas.”
Eu era extremamente atuante com respeito a ufologia dentre outros assuntos correlacionados, porém não me auto intitulo ufologista, poucos são profissionais gabaritados e merecem tal classificação, dentre eles Basílio Baranoff, Ricardo Varela, Claudeir Covo e mais um seleto grupo que trata o tema com a seriedade e com o aparato que as pesquisas merecem, sem precipitações. Atualmente atuo pouco no que diz respeito a reuniões e palestras, mas estou sempre de olhos abertos voltados para o céu.


 

Traga sua história para ser contada!
Digitalização de fotos, vídeos, áudio, documentos, recortes de jornais, gravação de depoimentos, cartas, etc.
Midias Sociais: sjcantigamente
Whatsapp: (12) 99222-2255
Email: sjcantigamente@gmail.com
Site: https://www.sjcantigamente.com.br
Facebook: https://www.facebook.com/sjcantigamente
Instagram: https://www.instagram.com/sjcantigamente
Youtube: http://www.youtube.com/user/sjcantigamente
Wagner Ribeiro – São José dos Campos Antigamente

33 thoughts on “34 anos da “Noite Oficial dos OVNIs”

Comente se há informações extras, escreva suas recordações ou mesmo o que achou desta publicação. Agradeço por sua participação!