Antiga Matriz

Patrimônio Perdido – O Passado em Ruínas

O presente trabalho foi realizado pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo em 2004, e entrega um estudo sobre nosso patrimônio perdido, aquele que foi referência no passado e hoje já não existe.


Esta matriz, provavelmente a segunda da cidade, foi construída em 1870. A primeira, datada da época da vila, em 1829, já ameaçava ruir, sendo solicitado providências ao governo provincial. No entanto, em 1831, está acabou ruindo. A reconstrução da mesma se deu sob a responsabilidade do senhor Manoel Joaquim de Andrade, sendo substituído em 1845 por Luís José Gomes dos Santos.

Possuía à sua frente um coreto, localizada na Praça Bento Bueno. Este foi originalmente instalado no antigo Largo D´Aparecida. Com a ampliação do Mercado Municipal em 1921, foi deslocado à frente da Matriz. A Igreja constituía-se de uma torre em uma de suas laterais, enquanto na outra pode-se distinguir nas fotos uma espécie de mirante. Em 1927, notícias de jornal tratam do desejo do Bispo de construir uma nova Matriz na cidade, sob protestos dos moradores e do jornal O Correio Joseense:

Portanto o que podemos assegurar com toda a lealdade ao sr. Dr. Epaminondas, é que o povo de São José dos Campos deseja primeiro lugar a reconstrução da Velha Matriz pondo-a na altura das exigências de desenvolvimento da religião entre nós e de acordo com o progresso atual da cidade sem tirar-lhe o estilo colonial que lhe imprime um cunho indelével das épocas em que ela foi levantada – alindando-se essa jóia do nosso escasso patrimônio local (…)” 1

No entanto, em 1933 esta foi demolida, permanecendo como Matriz a Igreja de São Benedito até 1936, quanto foi construída a atual Igreja Matriz da Cidade.

1 Correio Joseense, junho de 1927, n 284.



Fundação Cultural Cassiano Ricardo
Eng°. Edmundo Carlos de Andrade Carvalho
Diretor Presidente
Diretoria de Patrimônio

Engº. Vitor Chuster
Diretor
Departamento de Patrimônio Histórico

Antônio Carlos Oliveira da Silva
Pesquisador – historiador

Donato Donizete dos Santos Ribeiro
Historiador

Lucas Brito de Siqueira
Estagiário de História

Kátia Araújo Branco
Estagiária de Direito




Fonte: Departamento de Patrimônio Histórico (DPH), Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR).



Traga sua história para ser contada!
Digitalização de fotos, vídeos, áudio, documentos, recortes de jornais, gravação de depoimentos, cartas, etc.
Midias Sociais: sjcantigamente
Whatsapp: (12) 99222-2255
Email: sjcantigamente@gmail.com
Site: https://www.sjcantigamente.com.br
Facebook: https://www.facebook.com/sjcantigamente
Instagram: https://www.instagram.com/sjcantigamente
Youtube: http://www.youtube.com/user/sjcantigamente
Wagner Ribeiro – São José dos Campos Antigamente

Comente se há informações extras, escreva suas recordações ou mesmo o que achou desta publicação. Agradeço por sua participação!