Cerâmica Weiss – Uma situação que precisa mudar

A Cerâmica Weiss nasceu em 1942 e esteve em funcionamento até 1996, foi a maior fábrica de cerâmica e pintura a mão do mundo, uma das maiores empresas brasileiras com a exportação de material e mão de obra genuinamente joseenses, onde não só vemos utensílios domésticos ou bilbelôs, mas uma arte regional única, que merece ter seu complexo, estrutura e acervo preservados. Vamos pensar sobre um museu da Weiss? É digno, e o menor dos esforços que um município pode ter diante um nome que tanto o engrandeceu.
O patrimônio é preservado, qualquer obra no local só é possível com autorização do COMPHAC, mas não é o que vemos, o local vem sendo destruído lentamente, sem chamar a atenção, até que venha todo ao chão e nada mais possa ser preservado, e este site visa não só contar sua história e lutar pelo uso do local, mas denunciar este crime contra nossa cidade.
A sequência fotográfica abaixo é de 2017, mas realizei outras fotos em anos anteriores, e nesta sistemática avaliação é possível ver que ela está cada vez mais aos pedaços, um crime que é realizado aos poucos, diariamente.

Participe da página “Pela História da Cerâmica Weiss”
https://www.facebook.com/ceramicaweiss/


Traga sua história para ser contada!
Digitalização de fotos, vídeos, áudio, documentos, recortes de jornais, gravação de depoimentos, cartas, etc.
Midias Sociais: sjcantigamente
Whatsapp: (12) 99222-2255
Email: sjcantigamente@gmail.com
Wagner Ribeiro – São José dos Campos Antigamente

Comente se há informações extras, escreva suas recordações ou mesmo o que achou desta publicação. Agradeço por sua participação!