Jornal da Noite Nº 2

No Terraço, a entrega do Consagração Pública

Em animada festa, dia 19, na Pizzaria e Churrascaria Terraço, foram entregues os diplomas de consagração pública do ano a comerciantes, empresas e profissionais liberais de São José dos Campos. Um dos agraciados foi Natanael Rodrigues Mello da Silva, proprietário do restaurante Flor de Paris.

A promoção foi de Toni Publicidade e Promoções, empresa que há dez anos vem se dedicando a este tipo de promoção.

Antônio Goes, proprietário da TPP, diz que esta é a primeira vez que faz uma promoção em São José dos Campos e classifica a experiência como “sensacional“, prometendo voltar nos próximos anos. Na festa: foi anunciada a Rainha do Comércio Joseense, Sílvia Jacqueline Monteiro. A entrega dos diplomas teve o som do conjunto Quinta Avenida e do trio: Os Paraguaios. No final, a atriz Nice Goulart foi homenageada por sua atuação no teatro infantil.

Carta

Recebemos de nosso companheiro Jorge Luiz Licurci, editor do jornal Expressão Caiçara, de Caraguatatuba, a seguinte corta.

Compadres:

Mas foi uma grata surpresa ao entrar num bar aqui em Caraguatatuba e enquanto aguardava uma cerveja, encontrar o Jornal da Noite. Fiquei feliz em lembrar dos amigos que estão lançando o jornal. Também fiquei empolgado com as matérias, com as dicas e com a finalidade do projeto.

Creio que vale a pena reforçar de público, que a iniciativa atinge sua meta a medida em que nós frequentadores de bares, ou seja, os 110 milhões de brasileiros, podemos agora esperar com mais paciência nossa cerveja enquanto já resolvemos qual será o próximo bar, indicado pelo Jornal da Noite, pois temos com o que nos distrair até que o garçom, grande companheiro, nos sirva. Aproveito a oportunidade para dizer que no litoral o JN chegou fazendo sucesso e me disponho aqui para o que for possível.

Jorge Luiz Licurci

Flor de Paris recebe diploma

Natanael Rodrigues

Em festa realizada no Terraço, quarta-feira, à noite, o Bar e Restaurante Flor de Paris recebeu, em nome de seu proprietário, Natanael Rodrigues de Mello, o diploma de consagração pública, “pelos bons serviços prestados à comunidade joseense“.

O “Flor de Paris” funciona à Praça Paris, Jardim Augusta, desde 1969 sempre pertencente à família de Natanael, tendo se tornado um dos restaurantes mais conhecidos de São José dos Campos. Além das refeições que fornece diariamente, com pratos variados, o “Flor” ganhou fama também com sua feijoada, servida às quartas e sábados e tida como uma das melhores de São José dos Campos. Atualmente, Denerval, um dos filhos de Natanael, dirige o “Flor de Paris”.

Tristeza – O “Bar do Alemão” está desabando

Na manhã de quinta-feira, Taubaté começou a ver o desmoronamento daquele que é um dos mais tradicionais bares, não apenas da cidade mas de todo o Vale do Paraíba: o Bar do Alemão, com mais de 50 anos de existência, sendo 30 no mesmo endereço e no prédio que agora começa a ruir, na Rua Duque de Caxias.

O jornalista Camões Filho, falando sobre a ameaça de vir abaixo o “Bar do Alemão” considera que “já faz parte da própria história taubateana e é local de frequência obrigatória, principalmente nos dias mais quentes e seus fregueses admitem que nele estão os melhores chopes e frios”.

As paredes começaram a trincar às quatro horas da manhã de quinta-feira e, minutos depois, os bombeiros já estavam no local providenciando escoras para impedir o desabamento total. O comandante da operação, capitão Bruno, assegurou que “o prédio está condenado”.

A estrutura do “Bar do Alemão” foi abalada pela construção de um prédio ao seu lado e as escoras colocadas pelos bombeiros poderão não suportar as paredes danificadas. O bar hoje é mantido por Herta H.W. Grobb, viúva do imigrante alemão que o fundou há mais de cinquenta anos. Agora, para tristeza do Vale do Paraíba, o “Bar do Alemão” ficará fechado até que recuperado ou reconstruído.

Crônica da Noite – Bem aventurados todos os bêbados

Aos 37 anos de vida, com alguma vivência em puteiros e casas de famílias, bares e igrejas, velórios e festas, posso afirmar, sem medo de cometer nenhuma injustiça, que todo cidadão que tem aversão a um porre é fundamentalmente um chato. Aliás, isso é filosófico: a embriaguez, a loucura, mesmo “um bêbado babaca cm estado de coma” (citando Aldir Blanc) são estados de vida, momentos bem mais criativos do que aquele estado de lucidez do cidadão bem comportado, que aperta o nó da gravata diariamente num suicídio frio e familiar, sem nunca ter tomado um porre, subido na mesa de um bar e feito um discurso de palavrões. Se o mundo fosse feito dessas figuras “exemplares” bons e corretos pais de família, funcionários, obviamente que seria um saco. Mesmo sem ser um boêmio histórico, descobri dançando um tango argentino numa das mesas da “Tenda Cigana” em Natal meus primeiros porres. E nunca mais parei de beber. Caso contrário já teria lúcido e bem comportado cortado os pulsos com gilete. Mas preferi o vermelho de um bom copo de vinho. A cirrose é mais criativa do que a tragédia de um suicídio.

Desconfie sempre dos lúcidos babacas. Eu tenho a infelicidade de conhecer vários. Todos chatos. Já os bêbados, como meu tio Arlindo, William Faulkner, Di Cavalcanti, Picasso, Jaguar entre outros anônimos que a gente conhece pelos bares à fora fazem a alegria do mundo, a criação, a esperança. Não fossem eles, o mundo não seria azul. Seria cinza como um paletó de bancário ou de funcionário público. Na loucura da profissão de jornalista, este ofício que tem muito em comum com as putas que conheci pelas zonas dos brasis, conheci grandes bêbados e outros chatos. Os bêbados, todos eles de enorme coração e dotes humanos maravilhosos. Foram eles que me ensinaram que o bar é a extensão da redação e vice-versa. Pra suportar as putarias profissionais do ofício, só muita cachaça! Quanto a mim, pretendo continuar bebendo e sempre que possível evitando os chatos. Como todo jornalista sonho em abrir um bar ou um puteiro lírico num cais de porto qualquer. Seria uma maneira de sobreviver mais poeticamente e naturalmente bêbado. Dailor Varela.

“Ai, que Fome”: nos palcos de Jacareí e São José

O público jacareiense terá a oportunidade de assistir neste sábado no Teatro Padre Ramon Ortiz, às 20 e 21:30 horas, o espetáculo teatral “Ai, que fome”, com texto e direção de Jair Leite. A peça é uma produção do Grupo “Entertainment From Transamérica”. A peça é formada por alunos do curso de teatro mantido pelo SESC de São José dos Campos, turmas de 1980 e 1981. No elenco, Adriano Si- queira, Ana Maria Silva, Carlos Eduardo Marques, Enei Venturini, Jair Leite, Jurema Floriano, Luciamary Marcondes e Marri Baldunino. E, na próxima quinta-feira a peça pode ser vista no SESC em São José, às 21 horas.

“Recados para Maíra”: sucesso no Choppão

Foi uma loucura o lançamento de “Recados para Maíra”, livro de crônicas do jornalista Dailor Varela, no Choppão, em Aparecida sábado passado. Pela primeira vez na cidade, aconteceu uma noite de autógrafos em um bar, com muita gente comparecendo para dar uma força e receber seu livro.

O Choppão ficou lotado, com todo mundo querendo receber seu livro e o autógrafo

de Dailor. Gente de Aparecida, Guará, Lorena e Roseira Velha. Políticos, estudantes; intelectuais, estudantes, boêmios. Gente de todo jeito e de todo lugar, nesta festa etílica, literária e, sobretudo, ecumênica. O sucesso desta noite de autógrafos se deve em muito aos proprietários do Choppão, Cláudio e seu irmão Juninho, um dos melhores donos de bar das bandas valeparaibanas.

Chopp Nhauer: com muita filosofia

“Este é o décimo segundo bar que eu monto em São José”; quem diz assim só pode mesmo ter uma grande experiência na arte e fazer bares cada vez melhores. O dono da frase é Benedito Ribeiro da Silva e o bar de que fala é o Chopp Nhauer, no número 250 da Rua Floriano Peixoto.

Falar do Chopp Nhauer é um prazer, descrevê-lo é missão para os apóstolos da poesia e dos bares, como o escritor Dailor Varela, que diz: “Nas mesas do bar, amarelos copos de chopp são acompanhados por petiscos que ameaçam qualquer regime (não o político, mas o alimentar). É um desfile de coelho, casquinha de siri, carne-de-sol, mandioca frita, codorna e outras iguarias que são servidas pelo Santa Branca, um garçom de cabelos brancos e gestos precisos, que conhece a noite com a profundidade de um amante descobrindo o corpo de uma mulher”.

Dito tem como sócio o amigo Antônio Lages e conta que o nome do bar foi inspirado no filósofo alemão Schopenhauer, autor das “Dores do Mundo”, um intelectual solitário do século passado. Ironia de dono de bar, já que o Chopp Nhauer não tem nada do pessimismo do filósofo que serviu de muso inspirador para seu nome. Alegria é o que não falta ali, com muita música ao vivo todas as noites e moda de viola aos sábados e domingos, das 17:00 horas às 21:00 horas.

Quinta-feira passada, o Jornal da Noite teve seu lançamento oficial no Chopp Nhauer, incentivado pela alegria e a cortesia do Dito, um dono de bar que revela o segredo do seu sucesso para quem quiser ouvir e aprender, o segredo é justamente beber junto com os amigos e não apenas ficar atrás da caixa registradora”. Falou, Dito!

Dicas

São José ganhou mais uma pizzaria de qualidade, com a instalação da Cantina e Pizzaria Perequim. Ambiente bem descontraído, com decoração de bom gosto e saborosas pizzas e massas, são os ingredientes que fizeram do Perequim um grande sucesso no Litoral Norte e que se repete agora em São José.

Nesta sexta-feira, a jornalista Cida Couto, da TV Mulher, estará no La Belle Center falando de sua dieta, que lhe permitiu emagrecer 49 quilos. Nei, o proprietário do La Belle convida suas clientes e a sociedade em geral para a palestra de Cida, em dois horários: 10h e 14h.

Em Aparecida, o restaurante Umuarama está promovendo jantar dançante todos os sábados com o conjunto Shock. Agora com novos proprietários, Deusdeth e Itagiba, o Umuarama está incrementando uma série de inovações.
A principal delas é a volta às quartas e sábados, da feijoada que ficou famosa na cidade.

“O salão de beleza da Maria”. na Avenida Rui Barbosa 323, telefone 21-8810, tem sido elogiado pela clientela, pela qualidade do serviço de cortes, penteados e maquiagem. A Maria atende mulheres, homens e crianças, de terça a sábado, com hora marcada, a partir das 8:30 da manhã.

“Seu” Lupércio, um dos donos de bares mais queridos de São José, está firme na noite, com seu novo bar, conhecido, como todos os outros que teve, por “Bar do Tio”. E o “tio” está lá, toda noite, na esquina da Major Antônio Domingues, atendendo com sim- patia ao seu enorme número de “sobrinhos”.

Em pauta para uma próxima edição do Jornal da Noite, uma matéria sobre os garçons da cidade. Vamos procurar os mais antigos, os mais conhecidos, para dar uma visão da vida destes anjos-da-guarda da noite. Garçons da cidade, comecem a puxar pela memória que logo, logo, nós estaremos querendo saber das suas histórias.

Nosso amigo José Luiz de Almeida, distribuidor da Antarctica, assumiu essa semana a prefeitura de São José dos Campos substituindo Bevilacqua, que desincompatibilizou. Ao amigo José Luiz um abraço e votos de feliz gestão.

O maestro Ernani Turini, após temporada em sua fazenda de Silveiras voltou a morar em São Paulo. Na capital ele instalou uma choperia, na Rua Aurélia, 1032, bairro da Lapa. Além de chopp delicioso e tira-gosto em geral, o freguês ainda pode curtir a boa música de Ernani, ao piano ou acordeom.

Os amigos Célio e Marlene Paiva continuam firmes com sua “Panela de Ferro”, Marlene prepara deliciosa leitoa pururuca, arroz com sua e uma infinidade de pratos típicos que fazem a gente comer “até dizer chega”. Nas horas em que não está fazendo suas magias culinárias, Marlene escreve belos poemas, que mostra apenas a alguns poucos amigos.

Merece aqui um destaque, a casquinha de siri do Chopp Nhauer. É coisa fina, principalmente se acompanhada por um limãozinho ou uma pimenta daquelas cheirosas que o Dito tem lá para a freguesia.

Devido ao enorme sucesso que o Salad Steak, o novo restaurante de Luiz Marques Neto, no Ta Matete, alcançou em tão pouco tempo, suas dependências foram ampliadas. Agora o Salad conta mais uma ala acomodando confortavelmente 700 pessoas.

Quem descer a serra neste fim de semana e passar por Caraguatatuba terá uma das melhores oportunidades de saborear as famosas casquinhas de siri, do Restaurante Bela Vista (Av. da praia, 1751, Caraguá). Acontece que dna. Geralda, dona de casa, irá promover, neste sábado, a Noite do Siri, no restaurante. Haverá muita música ao vivo com serestas até o dia amanhecer.

Jornal da Noite é uma publicação semanal (com distribuição gratuita), tiragem de 3.000 exemplares, com redação à Rua Almadina, 202 – Jardim Vale do Sol – São José dos Campos (SP). Todos os direitos reservados. Diretor de Redação: Antônio Donizetti de Carvalho, MTPS nº 12.886-Reg. no Sindicato nº 7012. Arte: Santos Chagas – Publicidade: Maria Regina Costa – Composição e Impressão: Jornal ValeParaibano – Estrada Velha Rio São Paulo, 3755 – Jardim Augusta – São José dos Campos.

Traga sua história para ser contada!
Digitalização de fotos, vídeos, áudio, documentos, recortes de jornais, gravação de depoimentos, cartas, etc.
Mídias Sociais: sjcantigamente
WhatsApp: (12) 99222-2255
e-mail: sjcantigamente@gmail.com

Comente se há informações extras, escreva suas recordações ou mesmo o que achou desta publicação. Agradeço por sua participação!