Por que Major Antônio Domingues?


Nascido em 1836, em São José dos Campos. Foi membro da Associação Esportiva São José (fundada em 1913) e auxiliou na construção do mercado velho, conforme ata de Câmara de 1893. Exerceu vários cargos públicos.


Seu primeiro nome foi Rua Humaytá, em homenagem a um episódio da Guerra do Paraguai. Em 18 de outubro de 1897, mudou-se a denominação desta via para 19 de Fevereiro, data da Tomada de Humaitá, em 1868.Em 1913, através da resolução nº 1 de 1913 recebeu o nome de Major Antonio Domingues.



Esta rua, de características mistas (residências e comércio), tem em sua história dois fatos importantes. O primeiro foi com o Movimento Constitucionalista de 1932. No prédio onde funcionava o antigo Empório Simões (esquina desta rua com a atual rua Euclides Miragaia), foi palco das reuniões do grupo de voluntários joseenses, a caminho dos campos de batalha.

O segundo momento, diz respeito à fase sanatorial. Em 1935, a professora Dulce Rodrigues dos Santos, já chamada desde de 1934, de Madre Tereza do Jesus Eucarístico, inaugurou, com a Congregação das Pequenas Missionárias de Maria Imaculada, o Sanatório Maria Imaculada, inicialmente um sanatório para mulheres, posteriormente sendo construída uma ala masculina.

Fonte: Departamento de Patrimônio Histórico (DPH), Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR).

Traga sua história para ser contada!
Digitalização de fotos, vídeos, áudio, documentos, recortes de jornais, gravação de depoimentos, cartas, etc.
Midias Sociais: sjcantigamente
Whatsapp: (12) 99222-2255
Email: sjcantigamente@gmail.com
Wagner Ribeiro – São José dos Campos Antigamente

Comente se há informações extras, escreva suas recordações ou mesmo o que achou desta publicação. Agradeço por sua participação!