Saiba mais sobre quem foi Sebastião Humel

Os textos a seguir foram retirados do Almanaque de São José para o ano de 1922 organizado por Napoleão Monteiro e do Livro de 1951 sobre São José dos Campos idealizado por Edward Simões, mantendo em ambos os casos os textos característicos de cada época.

Fallar deste grande espirito que se evolou, ha annos, para a região da eterna paz, é abrir o livro da historia desta cidade e nelle reler as paginas mais formosas, escriptas pelo genio de Sebastião Hummel, quando se entregava ao nobre, porém durissimo labor de lapidar as intelligencias, infundindo-lhes a luz da instrucção.

Professor publico, por mais de trinta annos, nesta terra, ninguem ainda o excedeu, no devotamento e na dedicacão, com que exercia o magisterio publico. Foi um mestre modelar, na melhor e na mais intelligente expressão da palavra, que soube sempre honrar, dignificar e elevar o conceito do professorado paulista.

Na sua época, já era um professor que acompanhava a evolução do ensino, e os seus methodos tiveram fama muito merecida e excellentes resultados.

Os filhos de São José dos Campos, que frequentaram a escola dirigida por Sebastião Hummel, e depois seguindo cursos superiores alcançaram os laureis dos diplomas, se ufanam em terem sido alumnos da escola primaria regida por aquelle exemplarissimo e competente professor.

Tambem aquelles que abraçaram as carreiras liberaes e nellas têm alcançado victorias e demonstrado provas de capacidade se orgulham em terem recebido os primeiros rudimentos da instrucção ministrados pelas mãos do eximio professor Sebastião, como era conhecido na intimidade.

A’ estas notaveis qualidades de excellente mestre, Sebastião Hummel alliava sentimentos de muita nobreza e cultivava grandes ideias de civismo.

Foi um extrenuo batalhador em prol da libertação dos escravos, e apregoava com convicção a idéa abolicionista, desprezando com notavel sobranceria e firmeza de animo, as iras dos escravocratas daquelles tempos.

Espirito eminentemente justiceiro, quando foi da lei aurea que extinguiu o elemento servil da nossa patria, Sebastião Hummel patenteou publicamente o seu immenso contentamento e com grande abundancia de sinceridade rendeu preito de homenagem á excelsa princeza libertadora, applaudindo o gesto altamente magnanimo de Izabel – a redemptora.

Grande patriota que sempre o foi, pregava a Republica e nesta cidade, foi um dos pioneiros da causa republicana na constancia dos seus sentimentos civicos, e na proclamação da nova forma de governo, Sebastião Hummel exultou de contentamento pela victoria dos seus ideaes acalentados com extraordinaria firmeza.

Filiado á escola philosophica de Augusto Conte, embora intransigente na observancia de seu credo espiritual, nem por isso obstava á que os seus, as pessoas de sua familia, seguissem a orientação religiosa differente das suas concepções mathaphysicas, provando assim possuir um grande espirito liberal.

Nos ultimos tempos de sua existencia, abraçou com fervor a religião catholica e expirou confortado com todos os sacramentos da Egreja, morrendo como um verdadeiro crente da eterna verdade.

Sebastião Hummel era um exemplo do perfeito homem de caracter, consciencioso e justiceiro, probo e verdadeiro, sendo alvo da admiração geral não só por estas nobres dades, como tambem pela sua impeccavel conducta como honrado chefe de familia, predicados que soube incutir nos seus descendentes.

Esta terra, deve, pois, á memoria do insigne mestre assignados serviços de ordem moral, intellectual e social, e nós prazeirosamente cumprimos um dever de estricta justiça nesta homenagem ao saudoso professor, cujo nome ha de ser sempre repetido com carinho e com saudade.

Almanaque de São José dos Campos de 1922

Sebastião Humel

O primeiro professor primário de nossa terra

Ali defronte brilhando ao sol, fulgindo mesmo, está um diamante raro. Mas chegando-se bem perto, aproximando-se dêle encontra-se um simples caco de vidro. Sebastião Humel não foi um simples caco de vidro; foi um diamante de múltiplas facetas que brilhava sempre com a força imponderável de seu talento talhado por uma personalidade original. Quer como cidadão exemplar, quer como professor primário, idealista da República e da Democracia, Sebastião Humel soube se conduzir com a firmeza dos fortes e a coragem dos herois numa época sombria de nossa História, quando surgiu vitorioso o movimento republicano.

Tendo exercido o magistério por mais de 30 anos o abnegado professor Sebastião Humel não se descurou um momento da educação. Quantos homens não formaram o seu caráter ao calor de suas palavras mágicas, fórmulas do dever e da honra, ajustadas ao equilíbrio do pensamento, exato e certo.

Sua vida transcorreu dentro de uma lógica armada em silogismos de premissas e conclusões certas, com os traços predominantes de sua envergadura moral, o espírito de resistência, o desassombro no cumprimento do dever.

O professor Sebastião Humel possuía bem o espírito do mestre, a higiene da alma e do pensamento, a beleza dos sentimentos, a inteireza da personalidade.

Adotava os princípios positivistas de Augusto Conte mas era no fundo um crente terminando na eterna verdade, nos braços da igreja e da religião.

Sob a aparência dos increus, escondia um coração magnânimo e bom, como as árvores escondem nas raízes a seiva vivificadora que se transforma em frutos.

Hélio Pinto Ferreira, Livro de 1951



Comente se há informações extras, escreva suas recordações ou mesmo o que achou desta publicação. Agradeço por sua participação!