História da Igreja Cristã Evangélica (Praça Cônego Lima)

O texto abaixo foi retirado do Livro sobre São José dos Campos de 1951.

Elisabeth Ranken e seu marido Rev. Bryce W. Ranken fundadores da igreja em 1915
O primeiro prédio da igreja em 1920


A Igreja Cristã Evangélica de São José dos Campos, foi fundada entre nós em 3 de setembro de 1915, pelo Rev. Bryce W. Ranken e sua esposa, da. Elisabeth Ranken, sendo que o seu fundador permaneceu a frente do pastorado durante cerca de um ano. A organização eclesiástica propriamente dita, deu-se porém, no dia 3 de abril de 1919, tendo presenciado ao ato, oitenta pessoas e sendo o mesmo presidido pelos Revs. Morris Bernard e Conrado. M. Lima, este pastor da Igreja.
O majestoso e moderno templo no qual hoje, ali na Praça Cônego Lima, se fazem as reuniões do culto, foi inaugurado em 21 de junho de 1925, de modo solene, com a presença de pessoas vindas de várias localidades adjacentes, sendo a sua construção custeada pelos fundos monetários angariados entre os crentes, numa grande campanha visando a referida finalidade e que teve como tesoureiro o sr. Antônio Costa Rosendo.

O prédio em 1950


A pedra fundamental do belo edifício foi assentada no dia 10 de outubro de 1924, sendo a sua edificação dirigida pelo eng. Carlos Rizemcrontz, tendo como executor das obras o sr. Francisco Pinto Moreira. Foram pastores da Igreja de então para cá, os seguintes reverendos: Byrce W. Ranken, de 3 de setembro de 1915, a 6 de agosto de 1916; desta data, até 30 de dezembro de 1917, Artur Lino Tavares; de 9 de dezembro de 1922, Conrado Lima que permaneceu até 19 de fevereiro de 1927. Em 1928, assumiu o pastorado o rev. Marcos Arantes, que permaneceu até 18 de março do aludido ano, a 10 de fevereiro de 1935.

O prédio em 1965


Desta data, até 7 de setembro de 1938, com interregnos, esteve à frente da Igreja o rev. Sylas G. Coutinho, que foi substituído então pelo Rev. Benjamim Siqueira Lobo, o qual permaneceu até 12 de julho de 1941, sendo então substituído pelo rev. Candido Borges. Este, por tua vez deixou o pastorado em 30 de março de 1942, para ser substituído novamente pelo rev. Sylas G. Coutinho até 1943, quando a 26 de setembro, assumiu a direção da Igreja, o rev. José Esteves de Oliveira Leme, que permaneceu até 23 de dezembro do mesmo ano, quando foi eleito para a sua chefia o rev. Deocleciano Ferreira Cavalcanti, que assumiu as suas funções em 26 de janeiro de 1944, permanecendo até 19 de agosto de 1945, quando em 5 do aludido mês, foi eleito o rev. Eliel de Almeida Martins, que tomou posse em 2 de setembro de 1945 e permaneceu até 3 de julho de 1951.



Atualmente (1951) a Igreja é dirigida pelo seu Conselho, em cuja presidência se acha o presbítero João Pereira da Costa, contando com 334 membros comungantes, 186 menores, a escola dominical conta com 317 alunos matriculados, dentre os seus departamentos destaca-se o rol do berço, onde são recebidas e cuidadas durante os trabalhos no templo as crianças menores de 2 anos. Conta também com quatro escolas dominicais filiais. Existem cinco sociedades internas, a saber: de Varões, Senhoras, Jovens, Adolescentes e Crianças. O grupo coral da Igreja conta atualmente com cinquenta figuras e transmite um programa semanal de evangelização pela Rádio Clube de São José dos Campos Z.Y.E-5.


Mantém ainda uma escola de alfabetização com duas classes. Pela caixa beneficente são assistidas todas as pessoas pobres da Igreja. Devido ao grande desenvolvimento do trabalho no distrito de Santana do Paraíba, foi criada ali uma congregação com um rol de 66 membros comungantes, escola dominical com 124 alunos matriculados, Sociedades de Varões e Senhoras, tudo sob a direção do presbítero José Pereira da Costa. Em virtude do seu desenvolvimento, do trabalho, o patrimônio da Igreja foi aumentado, com a aquisição de uma casa anexa ao templo, três lotes de terreno em Santana, onde estão edificados o salão e demais dependências em que funciona a Congregação ali existente, além do templo e da casa pastoral que ali se encontram.

Praça Cônego Lima, pode se ver a igreja e o antigo Cine Paratodos


Pastor João Arantes Costa

O texto abaixo refere-se ao Pastor João Arantes que esteve a frente da igreja até o ano de 2017, quando faleceu.

Nosso amado Pastor João Arantes Costa pastoreia o nosso rebanho desde 1977. Quando aqui chegou, nossa Igreja não passava de 260 membros. Hoje somos mais de 1.000 membros (contando as congregações), e muitíssimo abençoados por Deus, através de seu trabalho árduo e extremo zelo pelas nossas almas.

Ele cursou o seminário de 1952 a 1956 na cidade do Rio de Janeiro. Em 1957 foi obreiro da APEC (Aliança Pró Evangelização das Crianças), pastoreando mais tarde as igrejas de Siqueira Campos (PR), Chora Menino e Cristã Paulistana (São Paulo) e ainda a Igreja Fluminense (Rio de Janeiro). Nessa época, ausentou-se por 9 meses do trabalho para ir a Portugal e a Angola, com a missão de reagrupar as Igrejas Congregacionais.

Atualmente é um dos escritores da Revista para Adultos da Editora Cristã Evangélica, atua como presidente e professor do Seminário Cetevap e também como presidente da Missão Caminhada Bíblica do Brasil e vice-presidente do Conselho de Ministros Evangélicos de São José dos Campos.

João Arantes Costa faz parte de uma geração de pastores “em extinção”. Sua permanente visão na Pessoa de Cristo faz dele um líder que busca resgatar os valores reais da Bíblia, já esquecidos pelo povo de Deus. Sendo um pastor de coração e dedicação, investe toda a sua vida por amor e serviço ao Senhor. Cremos que, por ser ele servo íntegro e fiel, Deus lhe tem aberto as portas para também se dedicar a um novo ministério: o de alertar Igrejas à necessidade de voltarem à sua essência, às suas origens, ao verdadeiro Evangelho; não o evangelho imediatista e fácil de nossos dias, mas sim aquele revestido de “amor refinado pelo fogo, de vestiduras brancas e de colírio para unção dos olhos” (Ap 3.18), pois só desta forma, a Igreja como Noiva poderá enxergar que Jesus está voltando para buscá-la.

Fonte: ICESJC


O Ministério Fiel informa com tristeza o falecimento do Pr. João Arantes Costa, Ministro do Evangelho e pastor emérito da Igreja Cristã Evangélica de São José dos Campos. Pr. João começou seu frutífero ministério pastoral em São José dos Campos no fim dos anos 1970, foi um dos fundadores e diretor do Seminário Cetevap e escritor atuante e publicado pela Editora Cristã Evangélica. Acima de tudo, foi um servo dedicado ao serviço do Senhor, um visionário no serviço do Reino e um pastor de pastores. Pr. João dedicou toda sua vida ao serviço do Senhor, investiu em almas pregando o evangelho e na formação de obreiros, pelo ensino. Hoje ele descansa no Senhor. Que Deus console sua família, igreja e ministério por sua sentida partida e que sua vida e exemplo sejam lembrados e imitados pela igreja em São José dos Campos, SP, onde deixou marca indelével, e em toda parte.


Leia mais sobre o pastor no site Hinologia Cristã e no site da Igreja Cristã Evangélica para atualizar informações referentes à ela.

Traga sua história para ser contada!
Digitalização de fotos, vídeos, áudio, documentos, recortes de jornais, gravação de depoimentos, cartas, etc.
Midias Sociais: sjcantigamente
Whatsapp: (12) 99222-2255
Email: sjcantigamente@gmail.com
Site: https://www.sjcantigamente.com.br
Facebook: https://www.facebook.com/sjcantigamente
Instagram: https://www.instagram.com/sjcantigamente
Youtube: http://www.youtube.com/user/sjcantigamente
Wagner Ribeiro – São José dos Campos Antigamente

5 thoughts on “História da Igreja Cristã Evangélica (Praça Cônego Lima)

  1. Não consta na relação dos pastores que estiveram à frente desta igreja o pastorado do Reverendo Dimitrius. Eu era pequeno mas me lembro muito bem deste Pastor.

  2. Esta publicação é muito linda! Sempre acompanhei os trabalhos desta igreja. Parabéns! Nasci em São José em 1952 e amo minha cidade.

  3. Sempre tive curiosidade em conhecer a historia dessa Igreja, por não conhecer o interior dela digo, que é bela e formosa por fora e ao todo
    abençoada por Deus, obrigado pelas informações a respeito.

Comente se há informações extras, escreva suas recordações ou mesmo o que achou desta publicação. Agradeço por sua participação!