Minha primeira professora… Quantas saudades!

Ela foi minha primeira professora e eu jamais a esquecerei…

O colégio Olímpio Catão quando ainda na cor creme.

Um acontecimento inesperado

Quando me manifestei no grupo SJC Antigamente em 2014 sobre minha primeira professora, não imaginava o que viria a acontecer. A citação aconteceu quando chamei ao diálogo algumas pessoas, que estudaram no colégio Olímpio Catão na década de 1980, ao longo dos comentários uma pessoa publicou uma foto perguntando se minha primeira professora era a aquela da imagem… Com lágrimas nos olhos pude vislumbrar minha primeira professora novamente, e com a mesma camisa que usava da época, era uma lembrança viva! A foto foi postada por sua filha Heloisa Donati Simões, informando-me que ela vivia em São Paulo e gozava de plena saúde. Fiquei imensamente feliz, eufórico, radiante!


Minha primeira professora, Maria Donati Simões.

Meu primeiro dia de aula em 1981.

Recordando

Lembro-me que no primeiro dia de aula, naquele pós almoço seguindo acelerado com minha mãe ao longo da rua Rubião Júnior debaixo de um sol intenso, o receio ao novo era predominante, eu não tinha feito o Prézinho, aquela seria a minha primeira vez fora de casa, longe do “ventre” materno. Chegando na escola, não me recordo se já no primeiro dia formávamos fila, ou se éramos apenas conduzidos à sala, seja como for, era um estranho sentimento diante as crianças presentes, e talvez o sentimento fosse igual para a maioria. Já na sala de aula, a professora nos pediu para que levássemos um brinquedo no dia seguinte, qualquer peça, acho que os pais estranharam, mas tudo bem.


Fim de tarde após a aula, uma imagem que remete à muita nostalgia.

No dia seguinte, durante a aula, cada um dos brinquedos levados ficou na base da lousa, que funcionava como suporte para o apagador e o giz, com todos eles ali, expostos em nossa frente. Hoje sei que essa atitude foi para que nos sentíssemos mais à vontade, e foi realmente importante, em especial pelo fato de estarmos nos desgarrando, longe de nosso porto seguro, os brinquedos ali presentes criavam um laço fraterno, uma segurança. INESQUECÍVEL! Hoje coleciono brinquedos antigos, e essa memória é muito viva quando observo alguns deles, cada peça possui sua história bem particular em minha vida, sendo mais um apoio para contar e enriquecer a história de São José dos Campos.
E para finalizar, só posso agradecê-la profundamente Professora Maria Donati Simões, minha primeira professora na 1ª série em 1981, agradeço pela atenção dada a nós alunos, seu carinho foi muito significativo, e estou certo que os outros alunos também se lembram da senhora, e saiba; será sempre parte de minha vida, que com calma e atenção nos deu segurança. Amo-a para todo o sempre.

Traga sua história para ser contada! Digitalização de fotos, vídeos, áudio, documentos, recortes de jornais, gravação de depoimentos, cartas, etc.
Midias Sociais: sjcantigamente
Whatsapp: (12) 99222-2255
Email: sjcantigamente@gmail.com
Wagner Ribeiro – São José dos Campos Antigamente


3 thoughts on “Minha primeira professora… Quantas saudades!

  1. Nossa, que coisa mais legal saber sobre nossa primeira professora, Wagner!

    Quando vamos combinar uma visita a ela?

    1 abraço,

    Wilson

    1. BOA TARDE!! EM 1983 PROFESSORA MARIA DONATI FOI TBEM FOI MINHA PROFESSORA DA 1ª SERIE NO COLEGIO OLIMPIO CATAO.
      TBEM ME LEMBRO PERFEITAMENTE DESSA CAMISETA DELA….
      KI SAUDADE DAQUELE CORPO DOCENTE : DIRETORA MARLENE, INSPETORA TEREZINHA, INSPETOR JOÃO..E OUTROS..

Comente se há informações extras, escreva suas recordações ou mesmo o que achou desta publicação. Agradeço por sua participação!