A famosa loja Sunbird

Em qualquer pergunta sobre a recordação de uma loja antiga de São José, a Sunbird é uma das primeiras a ser lembrada, seja pela expectativa e o furor de seu lançamento no município, seja pela variedade e qualidade de produtos, incluindo os discos de vinil. A loja foi inauguradada em 1976.
Tenho minha história com a loja, pois grande apreciador de música desde muito jovem, por ela eu passava para olhar o setor de venda discos e fitas ao sair da escola (Olimpio Catão). Viajava nas capas dos discos, ouvia o ecoar de uma ou outra canção, até poder começar a juntar algumas moedas para comprar os de meus artistas de apreciação. A primeira fita cassete original que comprei ali foi o álbum Look Sharp da banda Roxette, no início de 1989, e em seguida foi o álbum The Seeds of Love da banda Tears for Fears no final do mesmo ano, este inclusive tinha um poster promocional na parede da loja, incrível, uma foto da mesma sequência fotográfica da capa do álbum, mas diferente, com toda aquela atmosfera da dupla naquela imagem. Assistir ao video clipe na época foi um deslumbre, tempos mágicos… possuo ambos até hoje, inclusive, o selinho da loja dentro de uma capa de disco logo abaixo é deste álbum que ainda está comigo.

É isso, a partir de agora veremos seus primeiros passos no município eternizados no jornal Valeparaibano e no jornal Agora. Boa viagem no tempo!

Organização varejista está recrutando elementos realmente capacitados a desempenharem trabalhos junto ao público. A empresa, tradicionalmente conhecida pelo seu excelente atendimento, dará preferência aos candidatos que apresentarem facilidade de comunicação e relacionamento, e que reúnam condições de prestarem bom atendimento aos fregueses.
Os candidatos aprovados, trabalharão em magazine especializado em confecções a ser inaugurado brevemente em São José dos Campos.

O grande público movimentou as muitas repartições do Fashion Center SUNBIRD, aberto ontem oficialmente para as vendas. No dia 28, deu-se a inauguração oficial, com a presença das autoridades joseense e os mais altos escalões da Nagasakyia, grupo japonês proprietário daquela casa de modas.

Trata-se de um dos maiores, senão o maior centro de modas do país, com artigos que podem ser encontrados só nas maiores e mais famosas butiques. O Fashion Center SUNBIRD, realmente fazia falta em São José dos Campos; há artigos para todos os gostos, desde o mais sofisticado conjunto ao mais simples pijama, não faltando também discos, bijuterias, etc. Fica na Rua Rubião Júnior, 84 no Shopping Centro São José.

Deve ter sido mágico…

Alguns membros do grupo do São José dos Campos Antigamente no Facebook puxaram conversa sobre a Sunbird ao longo dos anos, abaixo seguem alguns comentários:

Eu lembro de ter visto alguns artistas, senão me engano na inauguração foi a Nalva Aguiar, sei que eu estava lá… muito boa essa época!Por Anabela Nóbrega.

Comprei muitos itens da minha coleção de LP’s lá. Algumas raridades que não vi em lugar nenhum… Arrigo Barnabé, Asdrúbal Trouxe o Trombone… bons tempos! Adorava ir lá ficar garimpando discos…Por Paulo D’Art.

Fiz muitas compras! Adorava está loja! Roupas infantis, de adulto, cama mesa e banho. Minhas primeiras toalhas de banho para o enxoval comprei lá, em 1980. Adorava levar minhas filhas quando pequenas lá. Cheguei até comprar um berço…Por Maria Helena Cursino.

Trabalhei lá no almoxarifado, até hoje me lembro a música que meu encarregado cantava.Por Susan Markes.

Meu pai é o Mário Ossamo Hashimoto. Eu lembro quando era crianças e ia com minha mãe visitar meu pai na loja e as vezes levava salgadinho que minha mãe fazia pro pessoal!Por Fabiana Miyuki Hashimoto.

Com a loja já inaugurada, a publicidade nos jornais continuaram de página inteira.

Posso estar enganado, mas suspeito que todas as artes eram feitas pelo artista joseense Edison Braga.

Eu estava lá no dia da inauguração, levava marmita para os pedreiros que trabalhavam na construção do Shopping… inaugurou antes do fim da obra.Por Antônio Marcio Costa.

Com certeza absoluta. Nossa loja ficava no 2* piso. Muitos e deliciosos cafés foram tomados ali com outros amigos lojistas (Valdemar, Geraldo e tantos outros). Bons tempos.Por BJ Kachan.

Trabalhei nessa loja, setor masculino… Meu marido no setor de discos e calcados… Saudades dessa época!Por Ana Luiza Neves Alvarenga.

Desmontei todas as prateleiras de vidro da Sunbird, deu o maior trabalho na época… o dono na época que vendeu era muito amigo do meu pai (sr. Adilson, dono do fliperama) e deu todas a ele, encheu 02 vezes a carroceria da F-1000, minha bicicletaria e a loja de roupas da minha esposa foram montadas com os balcões da Sunbird…Por André Ferreira.

Gente jamais esquecerei dessa loja! Minha filhinha com dois aninhos se escondeu de mim atrás das araras eu quase morri de susto. Isso aconteceu nos anos 80 rsrs.Por Rose Leal.

A Sunbird foi também foi uma das lojas-âncora na primeira fase do shopping Ibirapuera, em meados dos anos 70 (inaugurado em 76).Por Heloisa Donati Simões.

Gostava de entrar lá por causa do ar condicionado. Devia ser a única loja da cidade que tinha, na época. Naquele calorão, a gente quase morreu de choque térmico várias vezes. Mas era uma delícia o friozinho.Por Fábio Namiuti.

O colecionador de vinil da região sempre se depara com o selo interno da Sunbird.
O natal do Shopping Centro com a loja em destaque.
No Dia dos Namorados…
Aguardando a chegada do Papai Noel…
Na Páscoa…
A sacolinha plástica…
Registro da loja no Shopping Ibirapuera, em São Paulo.

Espero que você tenha viajado longe no tempo diante tanta memória… Continue acompanhando as matérias do São José dos Campos Antigamente, e use a lupinha para procurar algo de sua preferência!

Veja também a loja toda decorada para a Páscoa nos anos 80, pura nostalgia!

Traga sua história para ser contada!
Digitalização de fotos, vídeos, áudio, documentos, recortes de jornais, gravação de depoimentos, cartas, etc.
Midias Sociais: sjcantigamente
Whatsapp: (12) 99222-2255
Email: sjcantigamente@gmail.com

Comente se há informações extras, escreva suas recordações ou mesmo o que achou desta publicação. Agradeço por sua participação!