Um joseense na Revista da Semana, RJ, em 1944


Este senhor chama-se “seu” Olímpio. Mas Olímpio — de quê? Pouca gente sabe. Também, não precisa saber. E “seu” Olímpio, acabou-se. E soube tornar-se a mais popular e querida figura da cidade de São José dos Campos, em São Paulo. Já completou setenta janeiros, “bem vividos, muito trabalhados”, mas continua “pegando no pesado”.

É um hábil rachador de lenha, trabalha avulsamente, tem a freguesia de grande parte da população local. Traz sempre ao ombro o seu bom amigo, o machado, muito afiado para dar conta do recado a qualquer hora do dia ou da noite. Tem entrada franca em todos os lares, é o velho bom e amigo das crianças, conta histórias do tempo antigo, de quando não havia automóveis, nem trem elétrico, nem rádio, nem outras coisas hoje imprescindíveis mas sem as quais se passava muito bem, muito obrigado. Talvez muito melhor…

“Seu” Olímpio é um pequeno símbolo da simplicidade, do labor e da vontade de trabalhar da nossa gente do campo. Ele existe em toda parte, não apenas em São José dos Campos. Pertence, de direito, à galeria das coisas típicas, simplórias e por isso mesmo, bonitas de Brasil…

A Revista da Semana foi fundada por Álvaro de Tefé, filho de barão de Teffé, e surgiu no contexto da modernização da cidade do Rio de Janeiro em 1900, tendo sua última edição publicada em 1959. Logo após sua criação, foi encartada no Jornal do Brasil.
Fonte: Wikipédia

Traga sua história para ser contada!
Digitalização de fotos, vídeos, áudio, documentos, recortes de jornais, gravação de depoimentos, cartas, etc.
Midias Sociais: sjcantigamente
Whatsapp: (12) 99222-2255
Email: sjcantigamente@gmail.com
Site: https://www.sjcantigamente.com.br
Facebook: https://www.facebook.com/sjcantigamente
Instagram: https://www.instagram.com/sjcantigamente
Youtube: http://www.youtube.com/user/sjcantigamente
Wagner Ribeiro – São José dos Campos Antigamente

Comente se há informações extras, escreva suas recordações ou mesmo o que achou desta publicação. Agradeço por sua participação!